Por se tratar de um processo químico que reveste o aço com zinco, o principal objetivo da galvanização a fogo é impedir o contato do aço com o meio corrosivo.
Como o zinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que se corrói, originando uma proteção catódica, ou seja, se sacrificando para proteger o ferro.
O processo de zincagem por imersão a quente quase sempre é o escolhido, pois é um dos sistemas de revestimento mais econômico se comparado a outros processos (eletrodeposição do zinco, metalização e pintura com tintas à base de zinco ou de outros pigmentos protetores contra a corrosão).
Comumente chamada de oxidação, quando encontrada nos metais como ferro e aço, a corrosão afeta não apenas o aspecto estético do material, como também sua resistência mecânica e vida útil. Adotando o processo preventivo de anticorrosão no início da utilização dos materiais, proporcionará um significativo aumento da vida útil da estrutura, além da economia de custos em um número menor de manutenções necessárias.